Você apoia a (RED) há alguns anos. Até que ponto você acha que a organização tem sido bem-sucedida em suas lutas?
Ela está fazendo um trabalho incrível em todos os níveis! E está bem perto de alcançar os objetivos que traçou. O projeto não é pontual, eles são uma força contínua do bem.
Por que você escolheu apoiar a (RED)?
Temos um relacionamento desde 2013. Eles são o meu principal parceiro porque acredito no que fazem.
Como você entrou em contato com a organização?
Na verdade, foi o contrário — o Bono entrou em contato comigo e fez o convite. Em 2013, eu e Jony Ive, da Apple, fizemos a curadoria para um leilão da (RED) na Sothebys, em Nova York, e conseguimos arrecadar incríveis US$ 26,2 milhões.
Como surgiu a ideia para a Montblanc M (RED)?
Dois anos atrás, eu estava procurando oportunidades para explorar os projetos que eu já tinha feito para a (RED). O instrumento de escrita da linha Montblanc M parecia ser o candidato perfeito. Era bastante customizável, e eu sabia que o resultado seria icônico.
"O design da Montblanc M (RED) é icônico."
– Marc Newson sobre os motivos que o levaram a escolher a Montblanc M para a campanha da (RED).
Quais desafios você enfrentou para recriar um instrumento de escrita?
Não foi bem um desafio — na verdade, foi tudo muito simples. Foi a oportunidade perfeita para aplicar o DNA da (RED) em um dos meus projetos.
De que forma um pequeno instrumento de escrita pode apoiar a luta da (RED)?
Ele é um dos vários itens que podem ajudar a gerar interesse, atrair recursos e criar impacto para a (RED).
Usando sua influência por uma boa causa — como você enxerga seu papel na sociedade?
Acho que meu papel é o de educar as pessoas sobre a importância e os valores de um bom design.
De que forma as múltiplas facetas da sociedade afetam seu trabalho?
O que eu faço é completamente influenciado por tudo aquilo que me cerca — se o mundo fosse perfeito, eu não teria trabalho. Sou basicamente um solucionador de problemas.
“O desafio é manter o foco aguçado”
– Marc Newson sobre como ele identifica novas perspectivas
Como você encontra novos desafios e perspectivas?
Eu não saio à procura, eles me encontram. O desafio é manter o foco aguçado, ousar sempre e buscar se manter relevante.
O que você faz para reencontrar a inspiração?
A inspiração vai e vem — ela não é um ativo tangível.
Que abordagem você usa quando aceita um novo desafio?
Para todo projeto, seja pequeno ou grande, minha abordagem é sempre a mesma. Quando elaboro um projeto, primeiro olho para o objeto como se ele fosse um conjunto específico de problemas que precisam ser resolvidos de forma simples, inovadora e bonita — de preferência explorando novas tecnologias, materiais e processos.
Sobre a (RED)
A (RED) é uma organização sem fins lucrativos fundada por Bono, vocalista da banda de rock U2, e por Bobby Shriver, ativista, advogado e sobrinho do ex-presidente americano John F. Kennedy. A organização mantém parcerias com marcas icônicas e arrecada fundos para o combate ao HIV/AIDS na África por meio do Global Fund. Para cada instrumento de escrita ou acessório Montblanc M (RED) adquirido, 5 Euros serão destinados ao Global Fund para apoiar programas de HIV/AIDS. O valor é suficiente para cobrir as despesas com medicamentos antirretrovirais referentes a 25 dias de tratamento. A ajuda financeira do Global Fund, com apoio da (RED), já impactou mais de 110 milhões de pessoas, oferecendo prevenção, tratamento, atendimento psicológico, testes de HIV e serviços de saúde.
Sobre Marc Newson
De anéis a espaçonaves: Marc Newson é considerado um dos designers contemporâneos mais influentes da sua geração. Ele já trabalhou com algumas das marcas mais conhecidas do mundo em diversas áreas: do setor de manufatura e tecnologia ao de transportes, moda e produtos de luxo. Nascido em 1963, Newson é australiano da cidade de Sidney. Ele já morou e trabalhou em Sidney, Tóquio e Paris, e desde 1997, reside em Londres, sede da sua empresa Marc Newson Limited.
CONECT-SE COM MONTBLANC
Crie uma conta
Salve seus dados para facilitar suas compras,
gerencie seus pedidos e sua Lista de Desejos.
MANTENHA-SE ATUALIZADO
Receba todas as últimas novidades, eventos
e encontros.